terça-feira, 10 de novembro de 2009

Curiosidade do dia...


Vai um cafezinho?
Raro é o brasileiro que dispensa o seu café pela manhã. Mas será que sabe mesmo o que está bebendo quando bebe a seu cafezinho? A revista Wired foi saber e o resultado da composição química do café é tão surpreendente como fascinante.

Cafeína - Ok, esta parte era fácil e provavelmente a razão porque todos nós o consumimos. A cafeína é uma toxina de um tipo de plantas, tal como a nicotina ou a cocaína, que estimula o cérebro ao bloquear os neuroreceptores da adenosina, o químico do sono.

Água - Cerca de 98,75% de uma xícara de café é água. H2O quente é um dissolvente poderoso que faz soltar os sabores dos grãos de café.

2-Etilfenol - Esta substância presente no café é também um dos componentes das feromonas que fazem parte do sistema de alarme para os perigos das colónias de baratas.

Ácido Quínico - Concede ao café o seu ligeiro sabor amargo. E é um dos componentes químicos que entram na fórmula do Tamiflu.

3,5 Ácido dicafeoilquínico - Antioxidante poderoso que protege os neurónios. E uma boa desculpa para não dispensar um cafezinho...

Dimetil dissulfato - Este componente advém de se torrar os grãos de café verdes. Por coincidência, é um dos componentes que concede às fezes humanas o seu odor...

Acetilmetilcarbinol - Um líquido amarelado de cheiro agradável obtido de vários carbohidratos é o que concede aquele sabor amanteigado ao café. É ele que ajuda a dar à manteiga o seu sabor único, e é também um dos químicos utilizados nas pipocas de microondas.

Putrescina - Esta substância que se encontra nos tecidos mortos está naturalmente presente nos grãos de café. Cheira, como o nome indica, pior que mal...

Niacina - Ácido de nicotina ou vitamina B3. Se beber dois ou três cafezinhos por dia terá ingerido metade das suas necessidades diárias desta vitamina.

Trigonelina - É uma molécula da niacina. É o que concede ao café o seu sabor adocicado. Curiosamente, é ela que ajuda a que as bactérias Streptococos que causam as cáries se agarrem aos dentes.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/life&style

Um comentário: